III edição do colóquio “ Agricultura de precisão, um imperativo do sector” em live streaming no auditório da AgroGlobal, dia 9 de Setembro, a partir das 10:30h. Duração máxima prevista, 2:00h.
Clara Serrano
É desde Julho de 2020, líder da unidade comercial da Corteva Agriscience para o Sul da Europa, tendo sido nos ultimos anos Directora de Marketing da Corteva Agriscience para EMEA.
A sua carreira de mais de 30 anos, abrange uma ampla gama de funções em proteção de plantas e biotecnologia em Portugal, Espanha, Itália e Suíça.
Clara licenciou-se em 1988 pelo Instituto Superior de Agrónomia da Universidade Técnica de Lisboa. Desde então, aplica os seus conhecimentos académicos a diferentes áreas incluindo agronomia, toxicologia, marketing, comercial, controlo de qualidade, análise de risco e liderança, entre outras.
Ricardo Braga
É Licenciado em Engenharia Agronómica (1993) pelo Instituto Superior de Agronomia / Universidade de Lisboa, Mestre em Produção Agrícola Tropical (1996) pelo Instituto Superior de Agronomia / Universidade de Lisboa e Doutor em Agricultural Operations Management (2000) pela Universidade da Florida, EUA.
Atualmente é Professor Auxiliar no Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, onde ministra unidades curriculares de Licenciatura e Mestrado em Agricultura Geral e Maquinaria Agrícola, Agricultura de Precisão, Modelação de Sistemas Agrícolas.
Participou de diversos projetos nas áreas de agricultura de precisão, otimização do manejo de safras e disseminação e adoção de tecnologia. Há 20 anos que se dedica à disseminação da Agricultura de Precisão em Portugal.
Fernando Miguel Scaramuzza
É atualmente o Coordenador do Projeto Estruturado “Desenvolvimento e aplicação de tecnologias de mecanização, precisão e digitalização da Agricultura. " pertencente ao programa INTA 2019.
Foi co-responsável pela redação do Diploma em Agricultura de Precisão (AP) para 2020 em conjunto com professores referenciados do INTA na UCC-FCA.
Participação na formação de diferentes grupos estrangeiros em Maquinaria Agricola (MA) de alta tecnologia.
É sócio-fundador da Associação Latino-americana de Agricultura de Precisão (AP) e Vice-presidente da organização do 2º Congresso CLAP2021.
É especialista na utilização das mais diversas ferramentas digitais na AP, calibração de MA de alta tecnologia para colheita, sementeira e fertilização com base em dose variável.
É frequentemente convidado para missões de formação, divulgação e promoção de temas relacionados com Agricultura de Precisão pelos diferentes continentes.
José Paulo Molin
É graduado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas (1983), com mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (1991) e PhD em Engenharia Agrícola - University of Nebraska (1996).
É Professor da Universidade de São Paulo e Pesquisador do CNPq. É professor no Departamento de Engenharia de Biossistemas da USP/Esalq, em Piracicaba desde 1989, onde coordena o Laboratório de Agricultura de Precisão. Atua na interface entre a área de Máquinas e Implementos Agrícolas e a Agricultura de Precisão, especialmente com sensores, variabilidade espacial, mapeamento da produtividade, GNSS e aplicação localizada de fatores (inputs).
Coordenou o Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão da sua criação em 2004 até 2018; presidiu a Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão - CBAP, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento desde a sua criação em 2012 até 2016 e foi presidente da Associação Brasileira de Agricultura de Precisão - AsBraAP, da sua fundação até 2020.
Manuel Pérez-Ruiz
É Professor Titular e Diretor do Mestrado em Agricultura Digital da Universidade de Sevilha.
Doutorado em Engenharia Agronómica pela Universidade de Córdoba.
É um dos mais reconhecidos profissionais dedicados à Agricultura de Precisão na Península Ibérica, com mais de 60 publicações indexadas no JCR, Science Edition, do ISI.
É diretor da Cátedra Corteva de Agricultura Digital e diretor do Mestrado em Agricultura Digital e Inovação Agroalimentar da Universidade de Sevilha.
Ele tem focado sua carreira no ensino, pesquisa e transferência de tecnologia nas áreas de Engenharia Agroflorestal e Agricultura de Precisão. Pertence ao grupo de pesquisa AGR-178: Laboratório Smart Biosystems, participando em inúmeros projetos de pesquisa relacionados com a transformação digital no setor agrícola e com estadias internacionais em Universidades como Califórnia (UCDavis), Florença (Itália) ou Ghents (Bélgica).
Isabel Martins
Isabel Martins é diretora coordenadora de Publicações do Grupo IFE e diretora da revista VIDA RURAL.
Jornalista com mais de duas décadas de experiência, é ainda autora do livro ‘Agricultores que marcam’.
Estudou Comunicação Social no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas e desde 1997 que se dedica ao jornalismo agrícola, tendo simultaneamente abraçado vários projetos em outras áreas editoriais.
10:30h
Boas vindas, apresentação de todos os participantes e moderação do colóquio. Isabel Martins (Diretora da revista Vida Rural)
10:40h
Clara Serrano (Southern Europe Commercial Unit Leader, Corteva)- Visão global das grandes empresas relativamente à agricultura de precisão. A importância dos novos projetos!
10:50h
Direto do recinto da Agroglobal (campos de demonstração)
10:55h
Ricardo Braga (docente do Instituto Superior de Agronomia; Universidade de Lisboa)- A adoção da agricultura de precisão pelos agricultores portugueses. A evolução registada nos últimos anos!
11:05h
Direto do recinto da AgroGlobal (algumas das mais recentes inovações tecnológicas em equipamento agrícola)
11:10h
Fernando Scaramuzza (Coordenador do Programa Nacional de Agricultura de Precisão de INTA Argentina)- Últimos desenvolvimentos em agricultura de precisão na Argentina.
11:20h
Intervalo (apresentações da responsabilidade das empresas patrocinadoras)
11:30h
José Paulo Molin (Professor, Departamento de Eng. de Biossistemas; Universidade de São Paulo/ESALQ, Piracicaba)- Estado atual da adoção da agricultura de precisão no Brasil e em particular na cultura do milho.
11:40h
Manuel Pérez-Ruiz (Professor Titular e Diretor do Mestrado em Agricultura Digital da Universidade de Sevilha). Tecnologias Digitais e Agricultura de Precisão na Rede Agroalimentar // Tecnologías Digitales y Agricultura de Precisión en la Red Agroalimentaria.
11:50h
Debate. Período de perguntas.
12:30h
Encerramento
Serão convidados alguns dos agricultores com experiência na utilização de ferramentas adotadas na agricultura de precisão e alguns representantes das principais associações de agricultores e para a agricultura, em Portugal.